Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito TRF4 Tecnologia da Informação – Questões de Desenvolvimento de Sistemas

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Victor Dalton05/08/2019

05/08/2019

Olá pessoal! A FCC acabou de divulgar os cadernos de prova e gabaritos oficiais do concurso do TRF4.

Confira AS MELHORES OPORTUNIDADES após o TRF 4 neste link.

Como estudar TI para o TRF3 (cargos de TI)?

Vamos às questões do cargo de Técnico Judiciário, Especialidade Tecnologia da Informação, Caderno de Prova 06 Tipo 001. Neste artigo vou focar nas questões específicas da área desenvolvimento de sistemas e engenharia de software.

A questão 25 deu um trecho de código em VBScript.

O funcionamento desse script é o seguinte.

Como o que ele escreve na saída é o espaço livre do drive C, o texto que faz sentido concatenar antes é “Espaço livre no HD=”.

Gabarito: C


A questão 28 apresentou um diagrama de classes UML com uma hierarquia simples com uma classe mãe Conta e duas especializações: ContaCorrente e ContaPoupança.

A letra A está errada porque um objeto não é uma propriedade de uma classe. O correto seria dizer utilizar o termo atributo em vez de objeto.

A letra B também usou o termo objeto erroneamente. Outro erro é que o método getSaldo() tem visibilidade pública indicada pelo símbolo +.

A letra C está errada. Atributos são propriedades e não funções nem comportamentos.

A letra D está errada. Ele descreveu o conceito de encapsulamento e não o de polimorfismo.

O correto é a letra E. O método aplicarValor() aparece tanto na classe mãe quanto nas 2 subclasses. Cada subclasse terá sua própria implementação com comportamentos diferentes.

Gabarito: E


A questão 29 cobrou conhecimentos teóricos de diversas linguagens de programação.

A letra A é a correta. Tanto Java quanto C# são transformadas em uma linguagem intermediária. O Java é transformado em bytecode a ser interpretado pela JVM (Java Virtual Machine). E o C# é transformado em CIL (Common Intermediate Language) a ser interpretado pela máquina virtual do .NET.

O erro da letra B é que Ruby é uma linguagem interpretada e não compilada.

A letra C foi bem duvidosa. A linguagem Lua é mais indicada como uma linguagem embarcada para desenvolvimento de lógica de games. Não é muito comum usar Lua em aplicações web, mas não é impossível. Existem alguns frameworks Lua para web. O erro maior desta letra está no final, quando o avaliador diz que o script (VBScript ou Lua) é executado como HTML. Isso está errado. Apesar de o script estar no meio do HTML, ele é executado como script mesmo (dinâmico) e não como HTML (estático).

O erro da letra D está em dizer que todas as linguagens orientadas a objeto são compiladas. Existem linguagens orientadas a objeto que são interpretadas. Exemplo: Python.

A letra E está errada porque, na verdade, as linguagens interpretadas têm seu código-fonte traduzidos por um tradutor e em seguida são executadas por uma máquina virtual e não diretamente pelo sistema operacional.

Gabarito: A


A questão 31 apresentou um pseudocódigo e, para resolvê-la, era preciso conhecer lógica de programação.

O gabarito é letra D e está correto. As variáveis var1 e var2 têm valor 1 e 2 respectivamente no escopo global. Dentro do escopo da função 1, variáveis com os mesmos nomes (var1 e var2) recebem os valores 100 e 200, respectivamente. Só que esses valores só valem dentro da função 1. Depois de chamar a função 1 volta a valer os valores do escopo global, que são var1=1 e var2=2.

Gabarito: D


Essas foram as questões de desenvolvimento de sistemas e engenharia de software dessa prova da especialidade TI, pessoal.

Apesar de uma redação ruim em algumas alternativas, não vemos oportunidade para recursos. Estamos de acordo com o gabarito oficial.

Como estudar TI para o TRF3 (cargos de TI)?

Boa sorte nas etapas seguintes deste concurso!

Concurso TRF 4GabaritosTRF 4desenvolvimentogabaritorecursostrf4
Victor Dalton

Victor Dalton

Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.