Larissa Lustoza • 22/05/2019
Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, na quarta-feira (22/5), o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, afirmou que, até julho, todo o serviço do INSS será digital. A medida, segundo o secretário, é para facilitar o atendimento e automatizar os serviços.
Os serviços que estarão disponíveis serão: aposentadoria por tempo de contribuição, o recebimento de salário-maternidade, a obtenção do extrato de pagamento de benefício e a geração de guia da Previdência.
“Estamos em um projeto de transformação digital da Previdência. Todos os requerimentos, todos os serviços do INSS estarão disponíveis nos canais digitais de forma simples, para que o cidadão tenha todas as informações na primeira tela, com ícones intuitivos“, disse.
O secretário também afirmou que o segurado só iria às agências para resolver pendências extras, como entregar algum documento ou realizar perícias médicas.
A meta é que, até 2020, mil serviços de diversas áreas do governo sejam digitalizadas e unificá-las em uma única plataforma. A expectativa é economizar até R$100 milhões gastos com manutenções dos sítios eletrônicos.
Apesar da fala do secretário, o presidente do INSS, Renato Viera, afirmou que a digitalização dos serviços criou “filas eletrônicas”, em entrevista à BBC News, em 13 de maio deste ano.
Viera afirmou que as filas físicas diminuíram, entretanto pelo aumento da demanda e perda da capacidade operacional, os serviços continuam atrasados.
Os atrasos se tornaram tão críticos que a Defensoria Pública Geral da União (DPU) apresentou uma ação civil contra o INSS, em 2018. Segundo o órgão, há muitas demandas para a defensoria atuar em razão da demora.
O problema é que a cada atraso para concessão de um benefício, o valor precisa ser corrigido. Em 2018, foram gastos R$195 milhões só com correções. Neste ano, até abril, a despesa supera R$63 milhões.
Em fevereiro deste ano, a equipe do Direção Concursos apurou que o órgão leva o dobro do tempo para atender as exigências da população. Há casos de salários-maternidades que demoravam meses para serem liberados.
Em alguns estados, a situação se tornou tão crítica que foi necessária uma ação emergencial. A Superintendência Regional do Sudeste II convocou, a partir do dia 6 maio, os servidores das agências para realizarem análises de pedidos de salários-maternidade.
INSS: ação emergencial para resolver atrasos no salário maternidade
Ao final, mesmo com a digitalização, a situação do déficit de servidores ainda precisa ser solucionado. O INSS concluiu, ao UOL Notícias, em 26 de abril, que precisa de 13 mil novos funcionários para resolver os pedidos em “banho-maria”.
Hoje, há cerca de 3 milhões de processos que precisam ser analisados.
Lembrando que o Ministério da Economia ou o INSS ainda não se pronunciaram sobre a recomendação do MPF para abertura de concurso. O prazo termina nesta sexta-feira (24/5).
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.