Larissa Lustoza • 11/10/2019
O presidente Bolsonaro afirmou que existe um estudo que está sendo realizado pelo Governo Federal, mas que quem estiver no serviço público até antes da promulgação da pretensa PEC, não será afetado. Confira:
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, deve enviar propostas de uma reforma administrativa do serviço público nos próximos dias. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em redes sociais que nunca discutiu este assunto e que as informações se tratam de mentiras. Rodrigo Maia também desmentiu as informações nas redes sociais.
Segundo notícias do Correio Braziliense e do Diário do Poder, a reforma administrativa foi discutida no Palácio da Alvorada com Rodrigo Maia e o presidente Jair Bolsonaro. A proposta prevê ações como aumento de tributação sobre servidores e redução de jornadas e salários.
Além disso, a proposta prevê também fim da estabilidade, redução do número de carreiras, salários alinhados com o setor privado, avaliação mais rigorosa de desempenho e travas para promoções.
O corte do número do quadro evitaria a realização de novos concursos públicos para cobrir os cerca de 127 mil servidores que devem se aposentar.
Em resposta às notícias publicadas, o presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais para declarar que são mentiras. De acordo com o governante, este assunto nunca foi discutido com Rodrigo Maia ou com quem quer que seja.
Segundo Bolsonaro, “querem, a todo custo, agora me colocar contra os servidores”. Veja, na imagem abaixo, a postagem do presidente:
Também utilizando as redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, desmentiu que teve uma reunião com o presidente Bolsonaro. De acordo com Maia, “não passou pela minha cabeça avançar com o debate da estabilidade para os atuais servidores”.
E reforça: “NÃO tratei disso com o presidente“.
No podcast do deputado, o presidente da Câmara dos Deputados explicou que “ninguém está querendo olhar para trás”. A reforma administrativa trata de mudanças na estrutura remuneratória e organizacional dos cargos.
Para quem, ainda assim, teme uma possível reforma administrativa, há diversos concursos públicos ainda esperados até o fim do ano e para o próximo. Com isso, a vaga nos serviço pode ser garantida e os efeitos de uma reforma serem evitados.
Confira alguns concursos que já é bom ficar de olho:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.