Larissa Lustoza • 27/01/2020
Um projeto de lei, de autoria do senador Romário (Podemos-RJ), deseja estabelecer a definição de municípios-sede, em cada estado, para a realização de provas de concursos e processos seletivo em cidades do interior.
A iniciativa pretende beneficiar, especialmente, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, economicamente hipossuficientes, residentes de interior dos estados.
O que a proposta sugere é que a União defina uma quantidade de municípios-sede para que as provas sejam realizadas. A justificação do projeto esclarece que grande parte dos concursos são realizados somente nas capitais, prejudicando candidatos com deficiência, com mobilidade reduzida e socieconomicamente hipossuficientes.
De acordo com o senador, a distância dos locais de provas obrigam grandes deslocamentos, aumentando expressivamente os gastos. O que acaba sendo exaustivo e pode “gerar grande desigualdade entre os candidatos, principalmente em relação aos residentes na capital do estado, que não precisam enfrentar todos esses entraves e dificuldades”.
No momento, o projeto ainda espera designação de relator na CCJ.
O projeto de lei detalha que a definição de quantidade mínima de municípios-sede levará em conta a extensão territorial do estado. Sendo assim:
Confira uma breve lista de alguns concursos para ficar de olho em 2020:
Já adquiriu a Assinatura Ilimitada? Confira os preços do nosso último lote
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.