Larissa Lustoza • 17/05/2019
O projeto de lei 939/2019, do deputado Pompeo Mattos (PDT/RS), está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. O projeto prevê a proibição de concursos públicos realizados somente para cadastro reserva. A PL tramita em regime de prioridade desde 26 de março deste ano.
De acordo com o texto do projeto de lei, todas as esferas da administração pública estariam vedadas de realizar concursos público de provas ou provas e títulos cujo único objetiva seja gerar cadastro de reserva.
A justificativa da PL baseia-se em uma decisão do STF, que se um edital traz um quantitativo de vagas, a administração deve, portanto, nomear os aprovados dentro do estimado. Segundo o supremo tribunal, há um direito de nomeação por parte do candidato.
Entretanto, o mesmo não vale para os concursos de cadastro de reserva, os quais há um direito subjetivo à nomeação. Segundo o texto, isso levou a diversas entidades realizarem concurso sem o objetivo de contratação.
“Além da insegurança gerada nos cidadãos que buscam servir ao seu país, essa situação gera consequências esdrúxulas, como a existência de concursos que, nos dois anos de vigência, não nomeiam ninguém”, explica a PL.
Confira os cursos do Direção Concursos!
Para receber notícias sobre concursos públicos, envie uma mensagem com a sua área de estudo para este número de Whatsapp:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.