Larissa Lustoza • 10/09/2019
A PLOA do próximo ano traz mil vagas autorizadas para TRE’s, uma oportunidade interessante para quem quer entrar no serviço público. Apesar de não ter previsão de quais serão os tribunais abrangidos, é importante já começar a preparação.
Por isso, muitos podem se perguntar: o que estudar se não há nenhum edital publicado? Como estudar? E para ajudar a responder, o Direção Concursos montou um guia completo para te auxiliar.
Aqui, avaliamos dez concursos de TRE’s, dos mais recentes aos que apresentaram uma forte demanda.
Dos editais de TRE que analisamos, a maior parte foi organizado pela Cespe/Cebraspe. E, com isso, a estrutura da maior parte das provas foi de:
E, mesmo nos certames que eram organizados por outras bancas, a estrutura mais comum trazia pesos diferentes entre conhecimentos.
Além disso, nos editais que analisamos, todos os cargos – inclusive de nível médio – passaram pela etapa discursiva. Esta, variava de questões discursivas, estudo de caso e redação.
Portanto, o que é preciso estar atento:
De todos os editais que observamos, os conteúdos que mais apareceram para Técnico Judiciário – Área Judiciária foram:
*O conteúdo de Informática é obrigatório em concursos públicos devido à Resolução TSE 23.391/2013, portanto, estará presente nos próximos editais
Interessante observar que certos conteúdos cobrados em editais mais passados, não apareceram em editais recentes. Por exemplo: Direito Civil, Arquivologia e Administração Financeira e Orçamentária.
Até mesmo Raciocínio Lógico apareceu poucas vezes. Dos 10 editais que observamos, somente 3 cobraram o conteúdo.
No entanto, conteúdos novos apareceram em editais recentes. É o caso de Sustentabilidade e Direito das Pessoas com Deficiência – este último que sabemos ser cobrado em todos concursos de tribunais.
Os conteúdos que mais apareceram para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária foram:
*O conteúdo de Informática é obrigatório em concursos públicos devido à Resolução TSE 23.391/2013, portanto, estará presente nos próximos editais
Em uma situação parecida com Técnico Judiciário, os conteúdos de Raciocínio Lógico e Administração Pública (ou Gestão Pública) não apareceram tanto nos editais.
Por outro lado, Direito das Pessoas com Deficiência (obrigatório em concursos de tribunais) e Sustentabilidade aparecem com mais frequência em certames recentes.
Já para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa, os cargos que mais apareceram nos editais analisados foram:
*O conteúdo de Informática é obrigatório em concursos públicos devido à Resolução TSE 23.391/2013, portanto, estará presente nos próximos editais
Importante ressaltar que os conteúdos Direito das Pessoas com Deficiência e Sustentabilidade passaram a ser cobrados em concursos recentes.
Confira abaixo a demanda de alguns concursos que analisamos nesta matéria:
E confira outros concursos esperados para 2020 e comece já sua preparação!
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.