Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso TSE Unificado: qual é a nota mínima para ser nomeado?

Concurso TSE Unificado: qual é a nota mínima para ser nomeado?

concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou o resultado final das provas objetivas e uma dúvida de muitos candidatos é sobre a nota mínima para conseguir ser nomeado no órgão!

Vale lembrar que o Direção Concursos elaborou as listas de aprovados em ordem de classificação, para que o candidato saiba em que posição se encontra dentre todos os aprovados.

Confira, nessa matéria, qual é a expectativa de pontuação mínima para que você consiga ser nomeado, de acordo com o último certame realizado!

CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!

Qual é a nota mínima para ser nomeado no concurso TSE Unificado?

De acordo com o professor Arthur Lima, aprovado nos cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário da Receita Federal, para que o candidato tenha a segurança de que será nomeado, é interessante alcançar notas em torno de 90% do total.

Entretanto, é possível ser nomeado obtendo notas menores, em torno de 75% a 80%, por exemplo. A desvantagem, segundo o professor, é que quanto mais baixa for a nota, mais tempo levará para que o candidato seja nomeado.

Para exemplificar estes percentuais, vale mencionar o concurso TRE SP realizado em 2017, em que é possível verificar que em 2022, o último candidato nomeado na ampla concorrência obteve nota equivalente a 79% para o cargo de Técnico Administrativo.

O último nomeado para o mesmo cargo, nas vagas para negros, obteve 75% da nota máxima. Já o último nomeado para Pessoa com Deficiência, obteve 70% da nota.

Em relação aos cargos de Analista Judiciário – Área Administrativa, o último nomeado nas vagas da ampla concorrência conquistou 75% da nota. O último nomeado negro obteve 69%.

Já no cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, o último nomeado, em 2022, obteve 81% da nota para as vagas da ampla concorrência. O último nomeado negro obteve 75% e Pessoa com Deficiência, 72% da nota total.

Ao observar a quantidade de candidatos nomeados, é importante mencionar que o volume de candidatos nomeados costuma ser muito maior do que as vagas ofertadas em edital.

O concurso realizado em 2017 ofertou 5 vagas para Técnico Administrativo, no entanto, nomeou 672 aprovados, sendo 507 na ampla concorrência, 121 negros e 44 PcD.

Justiça Eleitoral nomeia além do número de vagas

É importante destacar, ainda, que embora alguns concursos da área de tribunais ofertem um número de vagas relativamente baixo, tradicionalmente os órgão costumam nomear um quantitativo muito maior de aprovados.

Em levantamento realizado pelo Direção Concursos, contabilizou-se que nos últimos concursos da Justiça Eleitoral, considerando TREs e o próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de 345 vagas imediatas ofertadas, foram nomeados 3.347 candidatos. Ou seja, quase 10 vezes mais que o número de oportunidades imediatas.

Confira o número de vagas ofertadas nos últimos certames e o quantitativo de nomeados para Técnico e Analista:

  • Técnico Administrativo: 206 vagas imediatas ofertadas + CR e 2.051 pessoas nomeadas; e
  • Analista Administrativo + Judiciário: 139 vagas imediatas ofertadas + CR e 1.296 candidatos nomeados.

Interposição de recursos – Concurso TSE Unificado

Com a divulgação do resultado final das provas objetivas e provisório da prova discursiva, o prazo para interposição de recursos contra a nota da etapa discursiva será aberto para os cargos de Analista Judiciário.

Os interessados poderão enviar os recursos no site da banca Cebraspe no período entre às 10 horas do dia 16 de janeiro às 18 horas do dia 17 de janeiro de 2025.

Assim, os candidatos podem aproveitar a oportunidade para solicitar a majoração das notas, o que pode ser fundamental para conquistar a aprovação no certame.

Clique no botão abaixo para obter seu recurso da prova discursiva. Mas fique atento, pois as vagas são limitadas!

Recurso para a prova discursiva do concurso TSE Unificado!

Resumo

  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 412 + CR
  • Cargos: Técnico e Analista Judiciário (especialidades)
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários: até R$ 13.994,78
  • Provas: 8/12/2024
  • Edital aqui!

2025: o ano da sua APROVAÇÃO!

O ano de 2025 já começou e muitos concurseiros já estão de olho nas milhares de oportunidades em concursos públicos que irão ser ofertadas neste ano (que promete ser tão generoso quanto 2024)!

São mais de 60 mil vagas previstas para concurseiros das mais distintas áreas de atuação: tribunais, policiais, controle, administrativa, fiscal e legislativa. As remunerações também são bastante atrativas, podendo ultrapassar iniciais de R$ 30 mil.

Pensando nisso, o Direção Concursos liberou no seu cadastro as melhores condições de assinatura, que incluem ferramentas como cursos completos em vídeo, cursos completos em PDF, resumos direcionados, marcações digitais, caderno de anotações, tamanho de fonte personalizável e tira-dúvidas direto com professor.

Toque no botão abaixo para conferir, o Direção Concursos vem aprovando uma multidão de alunos nos concursos mais disputados de todo o Brasil:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:
Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.