Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso PF Administrativo: saiba tudo sobre o cargo de nível médio!

Concurso PF Administrativo: saiba tudo sobre o cargo de nível médio!

Após a autorizaçaõ para realização de novo concurso público para cargos administrativos da Polícia Federal (PF Administrativo), muitos concurseiros têm demonstrado interesse pelo cargo de Agente Administrativo, que exige apenas o nível médio de formação.

A autorização contempla 192 vagas de níveis médio e superior de formação, distribuídas entre os cargos abaixo:

  • Nível médio
    • Agente administrativo: 100 vagas;
  • Nível superior
    • Assistente social: 13 vagas;
    • Contador: 9 vagas;
    • Enfermeiro: 3 vagas;
    • Médico: 35 vagas;
    • Psicólogo: 6 vagas;
    • Farmacêutico: 2 vagas;
    • Nutricionista: 1 vaga;
    • Estatístico: 4 vagas;
    • Administrador: 6 vagas;
    • Técnico em comunicação social: 3 vagas;
    • Técnico em assuntos educacionais: 10 vagas.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre o cargo de Agente Administrativo, além de informações sobre o último concurso PF Administrativo!

CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O CONCURSO PF ADMINISTRATIVO!

Requisitos para Agente Administrativo – nível médio

De acordo com o último edital, publicado em 2013, o requisito específico de formação para o cargo de Agente Administrativo foi o seguinte:

  • Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Além disso, outros requisitos gerais foram exigidos, tais como:

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
  • Estar em gozo dos direitos políticos.
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e(ou) entidade da esfera federal, estadual e (ou) municipal.

Atribuições do cargo – concurso PF Administrativo

Confira, também, quais foram as atribuições estabelecidas para o cargo, de acordo com o último edital:

  • Realização de atividades de nível médio, de grande complexidade, envolvendo a apresentação de solução para situações novas, a necessidade de constantes contatos com autoridades de média hierarquia, com técnicos de nível superior e/ou contatos eventuais com autoridades de alta hierarquia e abrangendo planejamento em grau auxiliar e pesquisas preliminares realizadas sob supervisão indireta, predominantemente técnica, visando à implementação das leis, regulamentos e normas referentes à administração geral e específica;
  • Supervisão dos trabalhos que envolvam a aplicação das técnicas de pessoal, orçamento, organização, métodos e materiais executados por equipes auxiliares, chefia de secretarias de unidades da mais alta linha divisional da organização.

Salários para Agente Administrativo – concurso PF

Atualmente, o salário inicial de um Agente Administrativo da PF tem valor de R$ 5.173,31. O servidor ainda faz jus ao auxílio alimentação equivalente a R$ 1.000,00.

Vale mencionar que a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Veja como é a evolução remuneratória do cargo ao longo da carreira:

Agente Administrativo da PF tem porte de arma?

Uma dúvida de muitos interessados no concurso PF Administrativo é se os aprovados no certame terão porte de arma de fogo. A resposta é: não.

Isso porque o porte de arma de fogo é prerrogativa exclusiva dos servidores ocupantes dos cargos da área policial. Ou seja, cargos de Agente, Escrivão e Delegado de Polícia. Dessa forma, um Agente Administrativo da PF não tem direito de portar arma como prerrogativa funcional.

No entanto, os servidores da área administrativa da Polícia Federal podem fazer requerimento do porte de arma como qualquer cidadão comum. De acordo com a Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá, além de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos:

  • Idade mínima de 25 anos;
  • Comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais;
  • Apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa;
  • Comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.

Último concurso PF Administrativo para nível médio

Em 2013 foi publicado o edital mais recente do concurso Polícia Federal para cargos administrativos. A banca organizadora foi o Cespe (atual Cebraspe).

Das 566 vagas ofertadas, 534 foi para o cargo de Agente Adminsitrativo, que exige apenas o nível médio de formação. As oportunidades foram distribuídas entre todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, onde ficou concentrado o maior número de vagas (274).

Confira a distribuição de vagas para Agente Administrativo:

O número máximo de aprovados para o cargo de Agente Administrativo está disposto no quado a seguir:

Provas para nível médio – concurso PF Administrativo

Os candidatos ao cargo de Agente Administrativo foram avaliados por meio de uma única etapa: a prova objetiva.

A avaliação foi composta por 120 questões de Certo ou Errado, no tradicional modelo de avaliação da banca Cebraspe, em que a pontuação de cada questão foi de:

  • 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial;
  • 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial;
  • 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

Veja a estrutura da prova:

Foi reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrou em pelo menos um dos itens a seguir:

  • Obteve nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
  • Obteve nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
  • Obteve nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Conteúdo programático – nível médio

Veja qual foi o conteúdo programático cobrado no último edital do concurso PF para o cargo de Agente Administrativo:

Conhecimentos básicos para o cargos de nível médio

Concurso PF Administrativo – último edital

LÍNGUA PORTUGUESA:

1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego/correlação de tempos e modos verbais 7 Emprego do sinal indicativo de crase. 8 Sintaxe da oração e do período. 9 Pontuação. 10 Concordância nominal e verbal. 11 Regência nominal e verbal. 12 Significação das palavras. 13 Redação de Correspondências Oficiais (Manual de Redação da Presidência da República). 13.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 13.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

RACIOCÍNIO LÓGICO:

1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelasverdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos.4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

ATUALIDADES:

1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO:

1 Noções de organização administrativa. 1.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 1.2 Administração direta e indireta. 1.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 2 Ato administrativo. 2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3 Agentes públicos. 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Lei nº 8.112/1990. 3.1.2 Disposições constitucionais aplicáveis. 3.2 Disposições doutrinárias. 3.2.1 Conceito. 3.2.2 Espécies. 3.2.3 Cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos. 4.1 Hierárquico, disciplinar,
regulamentar e de polícia. 4.2 Uso e abuso do poder. 5 Licitação. 5.1 Princípios. 5.2 Contratação direta: dispensa e inexigibilidade. 5.3 Modalidades. 5.4 Tipos. 5.5 Procedimento. 6 Controle da administração pública. 6.1 Controle exercido pela administração pública. 6.2 Controle judicial. 6.3 Controle legislativo. 7 Responsabilidade civil do Estado. 7.1 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. 7.1.1 Responsabilidade por ato comissivo do Estado. 7.1.2 Responsabilidade por omissão do Estado. 7.2 Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado. 7.3 Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade do Estado. 8 Regime jurídico-administrativo. 8.1 Conceito. 8.2 Princípios expressos e implícitos da administração pública. 9 Decreto nº 1.171/ 1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). 10 Resoluções 1 a 10 da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL:

1 Constituição Federal. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 1.2 Capítulo III Segurança Pública: artigo 144. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. 3 Organização político-administrativa. 3.1 União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 4 Administração pública. 4.1 Disposições gerais, servidores públicos. 5 Poder executivo. 5.1 atribuições do presidente da República e dos ministros de Estado. 6 Constituição Federal.

Conhecimentos específicos para o cargos de nível médio

Concurso PF Administrativo – último edital

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta. 3 Gestão de processos. 4 Gestão de contratos. 5 Noções de processos licitatórios.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA:

1 Orçamento público. 1.1 Conceito. 1.2 Técnicas Orçamentárias. 1.3 Princípios orçamentários. 1.4 Ciclo Orçamentário. 2 O orçamento público no Brasil. 2.1 Plano Plurianual na Constituição Federal. 2.2 Diretrizes orçamentárias na Constituição Federal. 2.3 Orçamento anual na Constituição Federal. 2.4 Estrutura programática. 2.5 Créditos ordinários e adicionais. 3 Programação e execução orçamentária e financeira. 3.1 Descentralização orçamentária e financeira. 3.2 Acompanhamento da execução. 4 Receita pública. 4.1 Conceito. 4.2 Classificação segundo a natureza. 4.1 Etapas e estágios. 5 Despesa pública. 5.1 Conceito. 5.2 Classificação segundo a natureza. 5.3 Etapas e estágios. 5.4 Restos a pagar. 5.5 Despesas de exercícios anteriores. 6. Lei de Responsabilidade Fiscal. 6.1 Conceitos e objetivos. 6.2 Planejamento.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES:

1 Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. 2 A função do órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS:

1 Classificação de materiais. 1.1 Tipos de classificação. 2 Gestão de estoques. 3 Compras. 3.1 Modalidades de compra. 3.2 Cadastro de fornecedores. 4 Compras no setor público. 4.1 Edital de licitação. 5 Recebimento e armazenagem. 5.1 Entrada. 5.2 Conferência. 5.3 Critérios e técnicas de armazenagem. 6 Gestão patrimonial. 7.1 Controle de bens. 7.2 Inventário. 7.3 Alterações e baixa de bens.

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA:

1 Conceitos fundamentais de arquivologia. 2 O gerenciamento da informação e a gestão de documentos. 2.1 diagnósticos. 2.2 Arquivos correntes e intermediário. 2.3 Protocolos. 2.4 Avaliação de documentos. 2.5 Arquivos permanentes. 3 Tipologias documentais e suportes físicos. 3.1 Microfilmagem. 3.2 Automação. 3.3 Preservação, conservação e restauração de documentos.

LEGISLAÇÃO APLICADA À POLÍCIA FEDERAL:

1 Lei nº 7.102/1983: dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, e dá outras providências. 2 Lei nº 10.357/2001: estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos químicos que direta ou indiretamente possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica, e dá outras providências. 3 Lei nº 6.815/1980: define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração. 4 Lei nº 10.826/2003: Estatuto do Desarmamento. 5 Lei nº 12.830/2013: dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia.

Questões Direito Administrativo: Material gratuito!

O professor Erick Alves selecionou 15 questões de Direito Administrativo para você testar seus conhecimentos nessa matéria tão requisitada em concursos públicos. Acesse esse material gratuito que fizemos para você.

Baixe agora seu material:

Baixe aqui seu Material Gratuito de questões

Resumo do concurso PF Administrativo

  • Situação: autorizado
  • Vagas: 192
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salários: entre R$ 5.173,31 e R$ 8.547,40
  • Último edital

ÚLTIMO DIA de bônus para estudar como UM APROVADO com o Programa PASSE!

Conheça a preparação mais COMPLETA e PERSONALIZADA já criada para sua aprovação: o Programa Passe! Com essa novidade EXCLUSIVA do Direção, NUNCA FEITA ANTES no mercado, você vai:

  • Ter o prof. Erick Alves, o prof Arthur Lima e o prof. Victor Dalton te guiando;
  • Saber exatamente o que e como estudar cada matéria;
  • Nunca mais se sentir perdido ou ansioso com a sua preparação;
  • Receber feedback constante do seu desempenho;
  • E ter todo suporte necessário para sua aprovação.

Tudo isso sem precisar investir em uma mentoria individual!Toque no botão para conhecer os detalhes e faça sua inscrição:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:
Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.