Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso PC SP: MP investiga suposta fraude

Concurso PC SP: MP investiga suposta fraude

Um inquérito policial foi aberto para apurar denúncia de supostos vazamentos nos concursos de Investigador e Escrivão da Polícia Civil de São Paulo.

O Ministério Público de São Paulo (MP SP) está apurando denúncias de possíveis vazamentos nas seleções, entre outras fraudes que podem ter ocorrido na última seleção.

Entre os motivos das acusações, está um anúncio de uma empresa de ônibus, que teria oferecido transporte no dia da prova antes mesmo que a PC SP divulgasse a data da realização da avaliação.

Ao todo, são nove representações contra a lisura do processo seletivo. O concurso pode até ser anulado, de acordo com José Carlos Blat, promotor responsável pelo caso.

Caso identificados, os responsáveis pelos vazamentos podem até responder processos na esfera criminal, além de sindicâncias por improbidade administrativa, desde que verificado favorecimento de candidatos.

Direito de resposta

A Polícia Civil de São Paulo tem 30 dias para responder às acusações. A notificação do Ministério Público foi feita em 19 de julho.

O delegado-geral da PCSP, Ruy Ferraz Fontes, terá de esclarecer dez diferentes pontos do inquérito instaurado pelo MP. Além de possíveis fraudes, Blat também quer explicações dos critérios utilizados na avaliação oral, por exemplo.

Em entrevista ao Portal G1, um candidato ao cargo de Escrivão disse que as acusações procedem. “Tem muito candidato que sabe dos vazamentos, mas tem medo de falar por medo da polícia, medo de ser perseguido depois”.

Déficit de pessoal

Atualmente, o quadro de pessoal da Polícia Civil de São Paulo mostra uma situação alarmante: há 64% de déficit entre Escrivães e Investigadores.

Ao todo, são oito carreiras na PC SP, sendo que as duas em questão são as que englobam a maior parte do pessoal (59% de 25.899 policiais).

Concurso PC SP

Foi publicada, em 4 de maio, a autorização para o concurso para a Polícia Civil de SP, com 2.939 vagas. Serão 250 cargos para Delegado, 900 para Investigador, 1.600 para Escrivão e 189 para Médico-Legista.

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:
Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.