Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Tríade do sucesso

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Maurício Miranda Sá14/06/2019

14/06/2019

Olá aluno gavião, tudo bem? Se você não me conhece, eu me chamo Maurício Miranda Sá e sou servidor público federal lotado no TSE, jornalista e coach aqui no Direção Concursos

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha experiência neste universo, que é tão complicado e cheio de incertezas, dos concursos públicos.

Vou mostrar como o que eu chamo, carinhosamente, de “tríade do sucesso” me levou a ser aprovado em alguns concursos, depois de muitas frustrações e derrotas.

O ano era de 2015, quando, em novembro, decidi me arriscar e começar a estudar para o concurso INSS, que estava prestes a lançar edital.

Muitos erros foram cometidos e, dentre eles, um foi não trabalhar com base no trinômio objetivo-planejamento-foco.

Ficou com dúvida? Vou explicar do que se trata essa tríade. Vem comigo!

Objetivo

O objetivo foi a primeira coisa que eu notei que precisava ter em mente na hora de imergir no universo dos concursos. Eu percebi o óbvio: todo mundo deve ter objetivos muito claros na vida.

Não ter traçado um fim a ser alcançado foi uma falha que carreguei durante algumas preparações. Eu não sabia se queria estudar para áreas administrativas, para tribunais, área fiscal…

Fiz, num período de cerca de um ano, concursos com disciplinas completamente destoantes, pois meu único intuito era ser nomeado. Eu precisava ter um norte e saber qual área tinha afinidade e pretendia seguir.

Quando eu descobri a área para qual eu realmente tinha afinidade e meu objetivo ficou claro, ficou muito mais fácil entender o processo e até estudar ficou mais prazeroso.

Estando consciente de qual a área/ órgão eu pretendia ingressar, outros concursos surgiram no meio do caminho e, assim, pude avaliar melhor a quantidade de conteúdos afins que havia entre eles e se existia a possibilidade de uma migração ou estudo conjunto.

Planejamento

O que fazer com objetivo traçado? Comecei a entender que não bastava apenas tê-lo para alcançar o sucesso. Percebi que era muito difícil garantir que chegaria ao meu destino sem um plano bem elaborado.

Planejamento feito, comecei a seguir exatamente aquilo que me propus a fazer. Criei uma rotina com vistas a saber exatamente o que fazer do começo ao fim de uma semana. Sabia o que e como estudar cada tópico assim que sentava à mesa.

Diversas vezes eu quis “abraçar o mundo com as pernas”, comprando material de vários cursos, fazendo muitas aulas, mas o fato é que nada disso era necessário. Eu só precisava seguir um plano e ter um material condizente com o que a minha prova exigia.

Vamos a um exemplo prático? Imagine que você esteja numa cidade desconhecida e decida alugar um carro para chegar até o seu hotel. O que é mais fácil: ir perguntando de rua em rua qual caminho seguir, ou estar portando um GPS que te leve direto até o local? Essa é uma pergunta retórica!

Sem meias palavras, notei que a caminhada se tornou cada dia mais leve e certeira, pois não mais andava “no escuro”. Eu tinha meu próprio GPS…

Foco

Esse é um dos pontos mais críticos da jornada. Em conversas com diversos alunos concurseiros, vi que manter o foco era, possivelmente, a parte mais difícil de todo o processo.

“Tudo me distrai” talvez fosse a frase mais dita pelos colegas. Era a minha também.

A verdade é que eu precisava buscar uma rotina na qual a distração não fizesse parte. Isso tudo veio a partir de hábitos positivos que construí. Tudo que fosse secundário ao alcance do meu objetivo, coloquei para fora do alcance de minhas mãos.

Bem, caso você não tenha notado antes, esses passos tiveram uma sequência lógica. E eu acredito que assim eles devam ser seguidos, pois não há planejamento sem objetivo e muito menos foco sem planejamento.

Em breve, nós, da equipe de coaches comandada pelos professores e coordenadores Mário Machado e Arthur Lima, vamos iniciar um projeto que pretende transformar vidas.

A intenção não é apenas ensinar-lhes a estudar. O intuito do trabalho será fazer você mudar de comportamento e entender que, para ser aprovado em concursos públicos, ou mesmo para ter uma melhor qualidade vida, não há segredos. 

Nós não “inventamos a roda”, porém, todos que se fazem presentes nesta equipe têm experiências de sucesso para compartilhar.

Grande abraço e até mais!!!!

PS.: Quer saber mais sobre o Programa de Coaching do Direção Concursos? Clique aqui!

Coaching para concursosComo estudar para concursosConcursos de TribunaisDireção ConcursosMotivação e produtividade para concursos
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.