Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Português: o que são figuras de linguagem? Descubra aqui!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Maurício Miranda Sá20/08/2021

20/08/2021

Um dos assuntos muito cobrado em provas de concurso público na disciplina de português são as figuras de linguagem. Mas do que se trata essa assunto?

Bem, as figuras se linguagem (ou figuras de estilo) são formas de expressão não literais, ou seja, não tem sentido “real” (denotativo). Na verdade, elas vão além disso, visto que permitem algumas ressignificações.

Por exemplo, chamar alguém de “cara de pau”, não quer dizer que a face/ o rosto daquela pessoa é realmente de madeira, mas sim que essa pessoa não tem vergonha. As figuras de linguagem extrapolam o sentido original de uma expressão ou termo.

Esse assunto pode ser subdividido em quatro classificações:

  • Figuras de palavras ou semânticas: tem a ver com o significado das palavras.
  • Figuras de pensamento: combinam ideias e pensamentos.
  • Figuras de sintaxe ou construção: alteram a estrutura gramatical da frase.
  • Figuras de som ou harmonia: tem a ver com a sonoridade das palavras.

O intuito desta matéria, porém, não é esgotar as figuras de linguagem, afinal, isto não é uma aula de português. Aqui, você verá alguns exemplos.

Figuras de linguagem

Dentre as figuras de linguagem de palavras ou semântica, podem ser citadas algumas como: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.

A metáfora, pro exemplo, é um tipo de comparação, mas implícita e não direta:

  • “A vida é uma nuvem que voa”, ou seja, a vida é COMO uma nuvem que voa..

A comparação, por outro lado, é explícita e, portanto, direta:

  • Seus olhos são como jabuticabas”.

Já as figuras de linguagem de pensamento têm como exemplo às seguintes: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.

Veja como funciona uma hipérbole, que traduz exagero em sua concepção:

  • Estava com tanta fome que podia comer um boi inteiro“. É um exagero, visto que ninguém é capaz de comer um boi inteiro de uma só vez.

No caso das figuras de linguagem de sintaxe ou construção, com elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora, as mudanças na estrutura gramatical fica evidentes.

No exemplo, tem-se a elipse, que é uma omissão de uma palavra que se identifica de forma fácil, ou seja, é uma ocultação de palavra ou expressão na estrutura do enunciado Confira:

  • Vou te ligar. Qual o seu número?“. No caso, foi omitida a palavra “telefone” (qual o seu numero de telefone?)

Para finalizar, temos a figura de linguagem de som ou harmonia, que tem como exemplos as seguintes: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

Uma das clássicas são as repetições de sons, que traduz a aliteração. Veja:

  • O rato roeu a roupa do rei de Roma“.

Gostou desse conteúdo? O professor José Maria ensinará com perfeição todas as principais figuras de linguagem que poderão cair na sua prova. Para tanto, adquira seu curso.

cursos de português

2025: o ano da sua APROVAÇÃO!

Esse é seu ano, chegou a hora de você conquistar seus sonhos! Estude com quem já chegou lá e sabe a direção certa; tenha a possibilidade de estudar com professores de alto nível direcionados por áreas específicas. Com o Direção você terá acesso a ferramentas como:

  • Cursos completos em vídeo
  • Cursos completos em PDF
  • Resumos direcionados
  • Marcações Digitais
  • Caderno de Anotações
  • Tamanho de fonte personalizável
  • Tira-dúvidas direto com professor

O Direção Concursos vem aprovando uma multidão de alunos nos concursos mais disputados de todo o Brasil. Inicie agora seus estudos rumo à aprovação!

notícias Figuras de linguagem

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

 Concursos Públicoslíngua portuguesaportuguêsFiguras de linguagemportuguêsportuguês para concurso público
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.